Como Funciona a Incubadora de Artistas?

Exposições


A galeria da Incubadora de Artistas possui um calendário de exposições de arte durante o ano todo, com temáticas diversas, que têm por objetivo oferecer ao público de Atibaia e região a oportunidade de apreciar obras e trabalhos de relevância, sem a necessidade de deslocamento para grandes centros urbanos. As mostras podem ser únicas ou anuais, como é o caso do Festival de Arte e Tecnologia, que traz para a cidade, desde 2015, diversos trabalhos inovadores de artistas conceituados.
Todas as exposições realizadas na Incubadora de Artistas são gratuitas e abertas ao público de quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas. O espaço também recebe visitas monitoradas de escolas e pequenos grupos, que podem ser agendadas através do e-mail contato@incubadoradeartistas.com.br.


Endereço: Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia – SP


Eventos


Além das exposições na galeria, a Incubadora de Artistas realiza eventos em outros espaços ao longo do ano, destacando-se:


- Festival Cobertor de Orelha


Festival intimista, alternativo e solidário, que tem a proposta de oferecer entretenimento acessível, durante o mês de agosto. Além de várias opções de shows musicais, realizados em um galpão decorado da tradicional adega e vinícola da cidade, o evento oferece opções de teatro, literatura, cultura alternativa, tatuagem e gastronomia.


- Festival do Saci-Pererê


Evento alternativo e solidário da Incubadora de Artistas que tem a proposta de valorizar o folclore nacional, reunindo em um único local o melhor da música brasileira, gastronomia, cultura alternativa, arte e tecnologia, na cinematográfica Fazenda Santa Olímpia, localizada no bairro Ribeirão dos Porcos, em Atibaia. O Festival ocorre sempre no último sábado de outubro, em homenagem ao dia do Saci, comemorado aos 31 do mês.


- Festival Brasileiro de Nanometragem


Os filmes selecionados através da inscrição no edital do Festival Brasileiro de Nanometragem (vídeos com até 45 segundos de duração) são exibidos em uma mostra única no Centerplex – Cine Atibaia, sempre às 17 horas do último sábado do mês de janeiro. A festa conta com apresentadores, entrega de troféus aos premiados e ocorre anualmente, desde 2014, sempre lotando a sala de projeção. Alguns nanometragens que participam do festival brasileiro ainda são projetados nos festivais europeus parceiros de Porto7, em Portugal, e Contis, na França.

 

Ingressos Solidários


Todos os eventos realizados pela Incubadora de Artistas são solidários e arrecadam alimentos e itens de higiene para instituições assistenciais da cidade que não recebem verbas públicas. Normalmente, os ingressos solidários podem ser trocado com até duas semanas de antecedência ao evento, na sede associação.


Editais


Com o intuito de incentivar a produção cultural e a formação de novos talentos artísticos, a Incubadora de Artistas realiza editais que distribuem prêmios em dinheiro, para a participação de interessados de todo país, sempre com inscrições gratuitas. Veja quais são os editais que estão com inscrições abertas.

Saiba mais aqui.