Fotógrafa de Atibaia lança livro em um dos principais festivais de fotografia do Brasil

Entre os dias 7 e 11 de março, será realizado um dos festivais nacionais mais importantes para a fotografia autoral brasileira, o Foto em Pauta - Festival de Fotografia de Tiradentes (MG). O evento, que já está em sua oitava edição, conta com exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias, lançamento de livros e atividades educativas voltadas para a comunidade local. A fotógrafa de Atibaia, Cynthia Barros, representará a cidade no festival, com o lançamento de seu livro de fotos, "Desnuda Alma".

 


Livro "Desnuda Alma"

 

Em seu primeiro livro, Cynthia apresenta imagens que buscam a verdadeira essência de humanidade que transborda das pessoas quando elas se “libertam” de suas vestimentas. Para o curador do livro, o fotógrafo e crítico paulista Juan Esteves " O corpo humano nu é um tema duradouro na arte. Desde a antiguidade, seja nos seus contornos espirituais ou através daqueles mais materiais, os artistas se expressam através desta linguagem em suas múltiplas abordagens, da busca pela estese que suas formas provocam aos manifestos políticos pertinentes à vida contemporânea. As imagens de Cynthia Barros caminham por esta multiplicidade. Na suas fotografias enxergamos todos os aspectos da experiência humana, mostrando que a figura nua claramente tem sua importância. Não somente aqueles que queremos ver mas também o que não procuramos. Aqueles que nos afastamos muitas vezes conscientemente e os outros que nossos trajetos sociais são capazes de provocar a nossa revelia."

 


Cynthia Barros (Foto de Roberto Alves Lima)

 

O lançamento do livro em Tirandentes ocorre nesta quinta-feira, 8 de março, às 20 horas. Já no sábado, dia 10, às 16 horas, Cynthia Barros e Lucas Gibson estarão apresentando e discutindo seus trabalhos com mediação de Juan Esteves, na mesa da Revista "Fotografe Melhor".

 

 

Quem quiser adquirir um exemplar do livro de Cynthia também pode ir à Incubadora de Artistas, em Atibaia, de quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas. Os valores variam entre R$ 100 e R$ 300. Toda a verba proveniente de sua venda será revertida para o Projeto Inclusiva, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento artístico de adolescentes e jovens especiais.

 


Livro "Desnuda Alma"

 

"Desnuda Alma" também é destaque da exposição do 4º BIT!, Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas, que tem entrada gratuita.

 

Serviço:


8º Festival de Fotografia de Tiradentes
Data: 7 a 11 de março de 2018
Local: Centro Cultural Yves Alves, Rua Direita, 168 – Tiradentes/MG
Lançamento de Livros: Sobrado Aymorés - Rua Direita, 266
Mais Informações sobre o festival: 
fotoempauta.com.br/
Facebook: 
www.facebook.com/fotoempauta/ 


4º BIT! Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas


Local: Incubadora de Artistas
Horário: De quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas; sábados e domingos, das 15 às 19 horas
Endereço: Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia – SP (ao lado da Igreja Matriz, em cima da sorveteria Ao Valentim)
Entrada Gratuita
Classificação: 16 anos