4º Ocupa Atibaia: Mural "Simbiose Urbana" coloriu mais um muro da cidade

Atibaia já está ganhando novas cores neste ano, graças às ações do 4º Ocupa Atibaia, edital da Incubadora de Artistas que promove a arte de rua. A primeira das 15 intervenções urbanas selecionadas ocorreu no último fim de semana, dias 15 e 16 de julho, na Avenida dos Bandeirantes, esquina do Boulevard Takao Ono. O artista de limeira, Fernando Pimentel, mais conhecido como Tosko, pintou um belo mural, que recebeu o nome de “Simbiose Urbana”, ao lado de um outro grafite, feito ainda na segunda edição do Ocupa Atibaia, “Sonho de Voar II”, de William Mophos.

 


Beco da Incubadora (Foto de Ricardo de Paula)

 

Esse trecho da cidade, que vai do Lago do Major até a rotatória da Al. Lucas Nogueira Garcez, já está sendo apelidado de “Beco da Incubadora”, inspirado no “Beco do Batman”, em São Paulo. Isso porque a área já conta com 8 grafites promovidos pelo Ocupa Atibaia.

 


Felipe Pimentel Tosko (Foto de Ricardo de Paula)

 

A mais nova arte do local, segundo o artista Tosko, é inspirada na cultura do município. “Quando fui selecionado para o edital, pensei em trabalhar alguma coisa que tivesse a temática da cidade. Então busquei algumas informações pela internet a respeito de Atibaia. Chegando aqui, percebi que existe uma grande comunidade nipônica, então resolvi trabalhar com essa temática que é muito forte na cidade. Trabalhei com o tsuru (ave sagrada do Japão), a cerejeira e o peixe beta”. No mural do artista, os três personagens dividem espaço com duas mãos e uma garrafa. “No meu trabalho, é como se as mãos do meu personagem estivessem guardando esses símbolos dentro de uma garrafa”, contou.

 

Casal de artistas

 

A esposa de Tosko, Su Santana Pimentel, também esteve presente, auxiliando na execução do mural. “É bem bacana, eu gosto bastante de acompanhar, de estar junto, trabalhar como casal”, afirmou a artista.

 


Su Santana Pimentel (Foto de Ricardo de Paula)

 

Fernando contou que essa parceria surgiu junto com o começo do relacionamento dos dois. “Ela gosta de arte, começou a me acompanhar quando a gente começou a namorar e sempre pedia para ajudar… e foi indo! Dependendo dos lugares em que a gente vai, ela pinta também, faz o desenho dela. É legal porque a gente está junto em tudo”, contou Tosko.

 

Importância do edital

 

Nos últimos anos, o grafite tem conquistado cada vez mais o apreço da população, especialmente em grandes centros urbanos, mas boa parte dos artistas de rua ainda encontra dificuldade em ter seu trabalho reconhecido. “A arte de rua é um trabalho que, às vezes, não é muito valorizado”, afirmou Fernando Pimentel, que também elogiou todo o suporte oferecido pela Incubadora de Artistas, através do Ocupa Atibaia. “Super bacana a estrutura, a forma como aconteceu, a questão de ter um edital, de você escrever uma proposta e ser selecionado. O pessoal da cidade vem e faz toda aquela parte de, além da recepção, toda a estrutura para o evento acontecer. Isso é muito bom porque ajuda, estimula o artista, fomenta a arte, movimenta a cidade”, afirmou.

 


Mural "Simbiose Urbana" (Foto de Ricardo de Paula)

 

Próxima ação

 

Nos dias 29 e 30 de julho é a vez de Elton Hipolito mostrar seu talento em algum muro de Atibaia. O artista realizará a obra “Lacunas da Memória”, que retratará um morador da cidade. O mural será pintado com tinta de terra local, oferecendo um caráter de efemeridade ao trabalho. O endereço do muro que receberá a obra será divulgado nos próximos dias.


Ofereça um Muro

 

Quem quiser ajudar a colorir a cidade, além de deixar seu muro com uma perspectiva artística, pode enviar um e-mail para contato@incubadoradeartistas.com.br com foto, endereço e dimensões aproximadas do espaço. O local poderá servir como tela para as próximas intervenções de grafite do Ocupa Atibaia. A associação dará prioridade para lugares com grande circulação de pessoas e boa visibilidade.


Outras Informações

 

Incubadora de Artistas
Endereço: Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia – SP
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: contato@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil