Atibaia recebe 1ª Bienal Arte Print Brasil na Incubadora de Artistas

A Incubadora de Artistas lançou, no último sábado (8), às 20 horas, um evento pioneiro no país, a 1ª Bienal Arte Print Brasil, com uma festa que lotou a galeria, localizada na Praça da Matriz, Centro de Atibaia. O objetivo da associação com esse novo projeto é voltar a colocar a cidade na rota das artes visuais brasileiras, com uma mostra totalmente focada na arte digital, uma vertente que, apesar de estar em grande ascensão, ainda possui pouco espaço no território nacional.

 


Festa de abertura da 1ª Bienal Arte Print Brasil (Foto: Ricardo de Paula)

 

O sucesso já começou com o grande número de participação no edital, aberto em janeiro deste ano. Foram mais de 700 inscritos, de diversas partes do país. Cada um podia cadastrar 3 imagens, sendo que 115 obras de 97 artistas foram selecionadas para a exposição, representando variados estilos de trabalhos, temáticas e técnicas de criação. O público que esteve presente na festa de abertura pôde conferir pinturas digitais, digigravuras, fotografias digitais, montagens e imagens manipuladas, através da utilização de programas de computador.

 


Wilians Santos de Souza, artista de Atibaia selecionado na
1ª Bienal Arte Print Brasil (Foto: Ricardo de Paula)

 

Na ocasião, foram revelados os nomes dos 5 artistas indicados, na opinião do júri, como destaques da exposição, e que receberão prêmios de R$ 1 mil cada. São eles: André Barroso da Veiga (Curitiba – PR), Bruna Sanches Welter (Santo Amaro – SP), Daniell Marafon (São Paulo - SP), Henrique Ventura Batista (São Paulo - SP) e Júlia Stradiotto (Americana – SP).

 


Bruna Sanches, uma das premiadas da 1ª Bienal Arte Print Brasil
(Foto: Ricardo de Paula)

 

Um dos premiados, Daniell Marafon, comentou sobre a importância em fomentar a arte digital no país, através de eventos e editais que são específicos para esse segmento, como é o caso da Bienal. “O editas que estimulam a arte digital em geral são necessários. Sinto que existe incentivo para outras formas de arte, principalmente se você trabalha com formas mais clássicas, algo que é mais material. Se você trabalha com tinta, com intervenção, madeira, metal, ou arte conceitual, por exemplo, você é bem aceito em termos de galeria e arte. Já se você pega uma coisa que seja puramente digital, o pessoal torce o nariz. Então, acho muito legal o que está sendo feito aqui, todo esse incentivo para esse tipo de arte (digital), que muitas vezes não é bem vista, principalmente entre os galeristas. Esse incentivo não só é válido como necessário”, afirmou Marafon.

 


Vitor Carvalho, Daniell Marafon, Igor Spacek, Luca Bastolla e Maria Carol
(Foto: Ricardo de Paula)

 

 

A arte digital

 

A tecnologia se faz presente cada vez mais na vida das pessoas e, como não podia deixar de ser, acabou por servir também como meio importantíssimo de disseminação da cultura e ampliação de recursos para a criação de arte. No entanto, ainda são poucos os incentivos existentes no país para a arte digital.

 


Festa de abertura da 1ª Bienal Arte Print Brasil (Foto: Ricardo de Paula)

 

Apesar dos novos recursos tecnológicos ajudarem a criar composições ricas e diversificadas, engana-se quem pensa que o processo de criação da arte digital é algo fácil. O artista precisa ter amplo conhecimento dos softwares que utiliza, além da imprescindível criatividade para conceber uma verdadeira obra que, algumas vezes, passa pelas mãos de mais de um profissional até sua finalização.

 

Um exemplo disso está na obra “Space Base”, exposta na Bienal Arte Print Brasil, feita pelo atibaiense, Ítalo Poscai ,em conjunto com os indianos, Vikash Kumar e Pravanjan Patnaik. “O trabalho foi feito em três pessoas. A primeira (Vikash Kumar) fez uma sequência de ‘rabiscos’ para ter a ideia inicial do desenho. Eu peguei o desenho final e fiz um modelo 3D detalhado. Em seguida, ele foi iluminado e reinderizado para que o terceiro artista (Pravanjan Patnaik ) desenhasse por cima, colorindo e acrescentando as luzes, a composição do céu e finalizando o projeto”, contou Ítalo. O processo criativo do trabalho pode ser conferido no link goo.gl/32dcQb

 

Intervenção urbana

 

Outro exemplo de obra digital feita por mais de um artista, é o trabalho do 8-Bitch Project, formado pelo casal, Luca Bastolla e Maria Carol. Eles também foram selecionados e têm uma obra exposta na 1ª Bienal Arte Print Brasil. Antes da abertura da mostra, a dupla realizou ainda uma intervenção urbana muito interessante na Praça da Matriz, mostrando que a junção entre a arte digital e a arte de rua tem tudo para dar certo.

 


Intervenção do 8-Bitch Project na Praça da Matriz (Foto: Daniell Marafon)

 

Em suas produções, o 8-bitch utiliza a composição simples e minimalista dos pixels, trabalhando com o mundo virtual e dos consoles nas ruas, de forma lúdica e divertida. Com peças feitas com spray sobre azulejos cerâmicos e pastilhas de vidro, eles criam situações inusitadas a partir da apropriação e da ressignificação de personagens icônicos do universo dos games e das falhas desses sistemas eletrônicos.

 

A intervenção feita em Atibaia pode ser vista no Centro, no muro da loja "Artesanatos Santa Rita". Para conhecer mais o trabalho dos artistas do 8-bitch, basta acessar a página www.facebook.com/projeto8bitx/ 

 

Bienal Arte Print Brasil

 

Quem não pôde comparecer à festa de abertura da 1ª Bienal Arte Print Brasil, ainda tem até 9 de julho para conferir a exposição, que fica aberta de quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas, na Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia – SP. A entrada é gratuita!

 


Festa de abertura da 1ª Bienal Arte Print Brasil (Foto: Ricardo de Paula)

 

Serviço


1ª Bienal Arte Print Brasil
Local: Incubadora de Artistas Brasil
Endereço: Praça Claudino Alves, 78 – Centro – Atibaia - SP
Horário de visitação: De quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas.
Entrada gratuita


Outras Informações


Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail:
contato@incubadoradeartistas.com.br
Site:
www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil