1ª Bienal Arte Print Brasil tem início neste sábado (8) em Atibaia

Neste sábado, 8 de abril, às 20 horas, Atibaia recebe a abertura da Bienal Arte Print Brasil, primeiro evento do país especialmente voltado para a arte digital impressa. A festa ocorre na sede da Incubadora de Artistas, localizada na Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro, e é aberta ao público, com entrada gratuita.

 

 

Na ocasião, o espectador poderá conferir 97 trabalhos de artistas de diversas cidades brasileiras, selecionados através de um edital, aberto pela associação no mês de janeiro, e que recebeu cerca de 700 inscrições. As obras, enviadas no formato digital, foram impressas em 2D pela Incubadora de Artistas, e expostas pelas quatro salas da galeria, de acordo com suas temáticas e técnicas de criação.

 


Detalhe de obra selecionada para exposição da 1ª Bienal Arte Print Brasil

 

Farão parte da mostra pinturas digitais, digigravuras, fotografias digitais, montagens e imagens manipuladas, através da utilização de programas de computador. Na seleção, o júri levou em consideração a criatividade dos projetos, a habilidade dos artistas, a exploração das plataformas tecnológicas e harmonia estética das artes apresentadas.

 


Detalhe de obra selecionada para exposição da 1ª Bienal Arte Print Brasil

 

A 1ª Bienal Arte Print Brasil promete agradar a todos os apaixonados pelas artes visuais e também aqueles que têm interesse nas novas possibilidades de expressão oferecidas pelos meios eletrônicos. O objetivo é trazer para o público da cidade e região um evento pioneiro no país, que reunirá obras de um segmento artístico em constante ascensão nos últimos anos, que é a arte digital.

 


Detalhe de obra selecionada para exposição
da 1ª Bienal Arte Print Brasil

 

Na noite da abertura, ainda serão revelados os nomes dos 5 artistas que se destacaram na opinião do júri, e que receberão prêmios de R$ 1 mil cada.

 


Detalhe de obra selecionada para exposição da 1ª Bienal Arte Print Brasil

 

A importância dos editais

 

Com o intuito de incentivar a produção cultural e a formação de novos talentos artísticos, a Incubadora de Artistas realiza, com frequência, editais que distribuem prêmios em dinheiro, para a participação de interessados de todo país, sempre com inscrições gratuitas. O edital da Bienal Arte Print Brasil, em particular, contempla especificamente a arte digital que, apesar de ser uma vertente em ascensão, ainda possui pouco espaço para sua divulgação.

 

Os editais, muitas vezes, são o ponto de partida para alavancar a carreira dos artistas. Outras vezes, servem como estímulo para que eles passem a viver de sua arte. Se, muitas vezes, o poder público deixa a desejar no que se refere ao fomento à cultura, esse tipo de iniciativa, particular e independente, torna-se muito importante para o fortalecimento da arte brasileira.

 

Serviço


Bienal Arte Print Brasil
Abertura da Exposição: 8 de abril de 2017 – 20 horas
Local: Incubadora de Artistas Brasil
Endereço: Praça Claudino Alves, 78 – Centro – Atibaia - SP
Horário de Visitação: De quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas.

 

Outras Informações
Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: contato@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil