Última oportunidade de acompanhar uma ação do 3º Ocupa Atibaia é neste fim de semana

Neste fim de semana será realizada em Atibaia a última ação promovida pelo Ocupa Atibaia em 2016. Um dos nomes mais reconhecidos da arte de rua no Brasil, o artista Galo, pintará mais um mural no Boulevard Takao Ono, que já está ficando conhecido pelo apelido de “Beco da Incubadora”, por conta das diversas obras que receberam apoio da Incubadora de Artistas e que podem ser apreciadas ao longo da rua.

 

O trabalho desta semana terá início por volta das 10 horas e pode ser acompanhado por qualquer pessoa interessada em grafite, arte e street art. Em caso de chuva e outras condições climáticas adversas, a intervenção poderá ser adiada.

 

 

Galo

 

Galo tem formação em Arquitetura e Urbanismo e encontrou nas aulas de História da Arte a oportunidade de aprimorar-se em desenho e pintura. A partir de então, passou a conciliar as atividades profissionais na área de projetos acústicos às suas experimentações artísticas.

 

Sua arte surreal mescla peixes, robôs e seres fantásticos, estimulando o imaginário de quem as admira. A maior parte de seus trabalhos possui predominância do vermelho e tons próximos, mas Galo ressalva que a cor, apesar de lhe causar admiração, também provoca medo, e é com profundo respeito que a incorpora em suas criações. Para ele, o vermelho é uma cor carregada de espiritualidade.

 

 

O artista não costuma planejar, elaborar rascunhos ou esboços do que fará nos muros. A rua o inspira, e é no caminho para o local da obra que suas ideias vão surgindo e tomando forma. Assim, o mural que fará em Atibaia é uma surpresa, que só será revelada após a pincelada final de Galo.

 

Ocupa Atibaia

 

Para quem ainda não conhece, o Ocupa Atibaia é um edital público de iniciativa particular e independente, da Incubadora de Artistas, que tem o objetivo de apoiar e disseminar a arte em locais públicos no município. Podem se inscrever para participar pessoas de todo o Brasil, mas as ações devem ser realizadas sempre em Atibaia.

 

3º Ocupa Atibaia

 

Em 2016, o Ocupa Atibaia apresentou sua terceira edição. Foram inscritos cerca de 100 trabalhos de diversas partes do Brasil e selecionados 12 projetos, que receberam apoio cultural. Ao todo, já foram realizadas sete intervenções de grafite ("Variações de mim mesmo", de Marcelo Camacho, na Av. Atibaia, "Meu Mundo Todo é um País das Maravilhas", de Senk, na Rua 13 de Maio, "Realidade pela Representação", de Iskor, “Meu Mundo”, de Feik, "Luz nas Sombras", de Driin, "Foi Ele!" de Paulo Ito e "Projeto Truff", de Alexandre Truff, no Boulevard Takao Ono), três intervenções de mosaicos ("Mosaicos", de Silvia Marcon, na Praça Claudino Alves, Rua Manoel José Neto e Boulevard Takao Ono), duas intervenções de circo/teatro (“Ação Brincante” e “As Peripécias do Mímico Andarilho”, de Carlos Alberto Javkin, no Centro), uma de música e poesia (“Caetetuba tem Voz”, de Paulo do Rap, no bairro Caetetuba) e uma de Caricaturas ("Caricaturas em Atibaia", de Bruno Saggese).

 

Caricaturas em Atibaia

 

A penúltima ação do 3º Ocupa Atibaia realizada neste ano ocorreu no dia 5 de novembro.  Os artistas Bruno Saggese e Toni D´Agostinho ficaram em espaços montados no Centro de Atibaia, nas Praças da Matriz e do Mercado, fazendo caricaturas das pessoas que passavam pelos locais, e oferecendo a elas os desenhos gratuitamente.

 

 

A intervenção foi um sucesso, com uma ótima participação do público, que teve a oportunidade de conversar com os artistas, além de levar para casa uma pequena obra de caricatura.

 

4º Ocupa Atibaia

 

O próximo edital, da quarta edição do Ocupa Atibaia, será aberto em janeiro de 2017. O artista interessado em inscrever seu projeto de rua deve ficar atento para não perder os prazos!

 

Outras Informações

 

Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: contato@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil