3º Ocupa Atibaia: Confira as ações que vão espalhar arte pela cidade em outubro e novembro!

O 3º Ocupa Atibaia, edital da Incubadora de Artistas de apoio à arte de rua, segue com mais ações imperdíveis agendadas para os meses de outubro e novembro. A proposta do projeto é incentivar o trabalho dos artistas desse segmento, que muitas vezes não são reconhecidos, e levar cultura gratuita até as pessoas em seu dia a dia.

 

Ao longo deste ano, já foram realizadas cinco intervenções de grafite ("Variações de mim mesmo", de Marcelo Camacho, na Av. Atibaia, "Meu Mundo Todo é um País das Maravilhas", de Senk, na Rua 13 de Maio, "Realidade pela Representação", de Iskor, “Meu Mundo”, de Feik e"Luz nas Sombras", de Driin, no Boulevard Takao Ono), três intervenção de mosaicos ("Mosaicos", de Silvia Marcon, na Praça Claudino Alves, Rua Manoel José Neto e Boulevard Takao Ono), duas intervenções de circo/teatro (“Ação Brincante” e “As Peripécias do Mímico Andarilho”, de Carlos Alberto Javkin, no Centro) e uma de música e poesia (“Caetetuba tem Voz”, de Paulo do Rap, no bairro Caetetuba).

 


3º Ocupa Atibaia - obras de Driin, Silvia Marcon e Iskor - Driin  (foto: Ricardo de Paula)

 

Apesar de muita coisa boa já ter acontecido, quem quiser conferir de perto as ações do Ocupa Atibaia,aindaneste ano, tem boas chances. Para não perder nada, confira a agenda de intervenções que vão encher os olhos de quem passar pelas ruas da cidade nos próximos dias:

 

Dias 15 e 16 de outubro (sábado e domingo) - "Foi Ele!" de Paulo Ito – Intervenção Urbana (mural)

 

O grafite de Paulo Ito não é uma arte do tipo inofensiva. O artista de rua ficou internacionalmente famoso após ter feito um trabalho com duras críticas à FIFA durante a Copa do Mundo no Brasil. Nas ruas da cidade de São Paulo, em especial na zona oeste, os desenhos de Ito instigam o público a pensar sobre questões como ruralismo, exploração capitalista, corrupção e turismo sexual. Os desenhos não estão lá somente para colorir os muros, mas para representar uma luta.

 


Arte de Paulo Ito

 

Em Atibaia, Ito fará o mural "Foi Ele!", obra em que pretende questionar a ética dos agentes políticos e/ou poderosos.

 

22 e 23 de outubro (sábado e domingo)- "Projeto Truff", de Alexandre Truff – Intervenção Urbana (mural)

 

Alexandre Truff atua com grafite desde 1997 e possui trabalhos reconhecidos no cenário paulistano, principalmente em São Bernardo do Campo. Com formação em Artes Plásticas, Truff dá ênfase ao aspecto poético de suas obras e estuda diversos tipos de suportes e imagens para a realização de sua atividade. Atualmente, trabalha com símbolos e referências do dia a dia, com o intuito de transmitir liberdade, ingenuidade e naturalidade.

 


Arte de Truff

 

O objetivo do artista com a obra a ser realizada em Atibaia é conquistar um público que aprecie arte e poesia.

 

Dia 5 de novembro (sábado) - "Caricaturas em Atibaia" de Bruno Saggese – Intervenção Urbana (caricatura)

 

No projeto "Caricaturas em Atibaia", os artistas Bruno Saggese e Sidney Santos ficarão em uma praça da cidade com suas pranchetas armadas. A partir dali, desenharão e presentearão as pessoas que passarem pelo local com caricaturas de seus rostos, feitas na hora.

 


Caricaturas de Bruno Saggese

 

As imagens desenhadas em um local público terão como objetivo estimular o contato da população com a estética, além de estabelecer um diálogo entre os artistas e as pessoas ilustradas.

 

Dias 18, 19 e 20 de novembro (sexta, sábado e domingo)– Galo - Intervenção Urbana (mural)

 

Galo é, atualmente, um dos nomes mais reconhecidos no cenário da arte de rua no Brasil. Formado em Arquitetura e Urbanismo, o artista encontrou nas aulas de História da Artea oportunidade de aprimorar-se em desenho e pintura. A partir de então, passou a conciliar as atividades profissionais na área de projetos acústicos, às suas experimentações artísticas.

 


Galo (foto: Vitor Carvalho)

 

Suas marcas registradas são os peixes e a cor vermelha, presentes na maior parte das obras do artista. Galo, porém, ressalva que a cor, apesar de lhe causar admiração, também provoca medo, e é com profundo respeito que a incorpora em suas criações. Para ele, vermelho é uma cor carregada de espiritualidade.

 

Ele não costuma planejar, elaborar rascunhos ou esboços do que fará nos muros. A rua o inspira, e é no caminho para o local da obra que as ideias vão surgindo e tomando forma. Assim, o trabalho que fará em Atibaia é uma surpresa, que só será revelada após a pincelada final do artista.

 

Ofereça um Muro

 

A Incubadora de Artistas lançou neste ano, em Atibaia, a campanha “Ofereça um Muro”. Quem quiser ajudar a colorir a cidade, além de deixar seu muro com uma perspectiva artística, deve enviar um e-mail para contato@incubadoradeartistas.com.br com foto, endereço e dimensões aproximadas do espaço. O local poderá servir como tela para as próximas intervenções de grafite do 3º Ocupa Atibaia. A associação dará prioridade para lugares com grande circulação de pessoas e boa visibilidade.

 


3º Ocupa Atibaia - Senk (foto: Ricardo de Paula)

 

Outras Informações

 

Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: contato@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil