"O Amor nos Tempos do Código": 2º Festival de Arte e Tecnologia de Atibaia exibirá casamento virtual

Um casamento entre pessoas que não estão no mesmo lugar: assim é a performance “O Amor nos Tempos do Código”, casamento virtual dos artistas Paloma Oliveira e Mateus Knelsen, que será transmitido pelo 2º Festival de Arte e Tecnologia da Incubadora de Artistas, no dia 29 de julho, sexta-feira,  a partir das 9 horas.

 

A apresentação acompanha, transmite e conecta, em tempo real, os noivos e seus convidados na hora do “sim” de um casamento que acontece entre cidades separadas por 12.307,56km de distância: Rio de Janeiro e Cidade do México. Paloma e Mateus propõem uma leitura da afetividade mediada e das burocracias em torno da realização dessa cerimônia.

 

 

A promessa de “conectividade total” dos dispositivos e das redes, na prática, contrasta com os ruídos e limitações dos seus funcionamentos. Partindo de uma situação real de distância, o casal Mateus e Paloma tem por objetivo apresentar uma espécie de caricatura desse cenário, onde o casamento civil é realizado entre suas imagens e outras pessoas cedem seus corpos como “suporte” para tais imagens, para cumprir com as exigências de um cartório carioca.

 

Paloma e Mateus pretendem reescrever, assim, sua intimidade mediada por dispositivos eletrônicos, levantando questionamentos como: o que muda nos afetos em tempos onde tudo é mediado pelo código de programação? Que relações são possibilitadas e alteradas no trânsito da matéria? Que hábitos são mudados com essas ferramentas presentes no cotidiano e na intimidade das pessoas? Os afetos ainda continuam os mesmos diante de uma realidade mediada pelos dispositivos telemático-tecnológicos?

 

Paloma é curadora do 2º Festival de Arte e Tecnologia da Incubadora de Artistas e Mateus possui duas obras na exposição, que segue até 28 de outubro, na sede da Incubadora de Artistas, localizada na Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia – SP. A mostra pode ser vista de quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas. A entrada é gratuita.

 


Duas obras de Mateus Knelsen que podem ser vistas no
2º Festival de Arte e Tecnologia (Foto: Ricardo de Paula)

 

Mais informações estarão disponíveis no site www.incubadoradeartistas.com.br e na página doFacebook www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil.

 

Serviço:


Performance “O Amor nos Tempos do Código”
Data:  29 de julho de 2016
Horário: A partir das  9 horas
Local: Streaming aberto para o mundo e exibido na Incubadora de Artistas (Praça Claudino Alves, 78 – Centro – Atibaia -SP)
Entrada Gratuita!
Site:
bit.ly/29F8jdo


2º Festival de Arte e Tecnologia de Atibaia
Data: Até 28 de outubro de 2016
Horário: De quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas; sábados e domingos, das 15 às 19 horas
Local: Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia (SP)
Entrada Gratuita!
Curadoria: Paloma Oliveira e Josy Panão
Produção: Cybelle Oliveira
Artistas convidados: Thiago Hersan, Mateus Knelsen, Juliana França, OHMS (Dado Sutter, Mariana Salles, Antonio Lufti)
Site: 
atibaia.flab.space/


Outras Informações
Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: 
contato@incubadoradeartistas.com.br
Facebook:
www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil