Cidade receberá intervenção urbana "Mosaico" neste fim de semana pelo 3º Ocupa Atibaia

A possibilidade do mosaico como manifestação artística permanente e de grande beleza plástica. Essa é a proposta da gaúcha Silvia Marcon, que virá para Atibaia neste fim de semana especialmente para realizar mais uma intervenção urbana pelo 3º Ocupa Atibaia, projeto da Incubadora de Artistas que leva arte aos espaços públicos do município. As obras serão executadas em três locais, na Praça Claudino Alves (da Matriz), localizada no Centro de Atibaia, na parede da loja “Artesanatos Santa Rita”, em um muro do Boulevard Takao Ono e em um local surpresa.

 

 

A artista

 

Silvia Marcon é porto-alegrense e já transitou pelas Artes Plásticas e Arquitetura (UFRGS). Especializou-se na técnica de "smalti" em Milão e mosaico em mármore em Verona, o que proporcionou ao seu trabalho a mistura desses materiais com o mosaico cerâmico. A artista participa de murais coletivos no Brasil e exterior e de projetos que visam capacitar os jovens em comunidades de baixa renda de Porto Alegre, onde se tornou conhecida pelas intervenções em espaços públicos.

 

 

 

A obra

 

A artista realiza instalações em ruas (praças, locais públicos, paradas de ônibus) de releituras da famosa obra Monalisa, com o objetivo de produzir uma nova forma de percepção do cenário urbano e da criação de relações afetivas com a cidade. A ideia dos mosaicos nas ruas é inverter a relação arte-público. Ao invés de o espectador ir até um determinado local para ver as obras, as obras encontram o público nas ruas, no cotidiano, em meio ao caos moderno da vida urbana.

 

 

Variações de Mim Mesmo

 

No último fim de semana, o artista Marcelo Camacho deixou mais um muro da cidade colorido. A obra "Variações de mim mesmo", promovida pelo 3º Ocupa Atibaia, pode ser vista na Av. Atibaia, 65B, em frente ao coreto da antiga estação de trem do bairro Caetetuba.

 


(Foto: Ricardo de Paula)

 

Camacho, que mora em Florianópolis, veio para Atibaia só para realizar a obra “Variações de mim mesmo” , trabalho de uma série idealizada pelo artista, com obras que começam sempre a partir de formas aleatórias que acabam se transformando em autorretratos.

 


(Foto: Ricardo de Paula)

 

Próximas ações

 

Confira a agenda de próximas ações do 3º Ocupa Atibaia:

 

- Mural “As Aventuras do Pirulito”, de Feik , dias 30 e 31 de julho;

 

- Espetáculo "Letras Perambulantes", do Núcleo Caboclinhas, dia 7 de agosto.

 

As datas poderão ser alteradas no caso de condições climáticas adversas.

 

Mais informações estarão disponíveis no site www.incubadoradeartistas.com.br e na página doFacebook www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil.

 

Serviço:


3º Ocupa Atibaia
"Mosaico", de Silvia Marcon – Intervenção Urbana (mural)
Data: 22, 23 e 24 de julho de 2016
Horário: De manhã e/ou à tarde
Local: Praça Claudino Alves (da Matriz), localizada no Centro de Atibaia, na parede da loja “Artesanatos Santa Rita;  muro do Boulevard Takao Ono e local surpresa


Outras Informações
Incubadora de Artistas

Fone: (11) 2427-5345
E-mail: contato@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil