Incubadora de Artistas traz para a cidade ocupação cênica 'Ser Invisível' neste sábado

O 2º Ocupa Atibaia, projeto da Incubadora de Artistas que leva a arte até as pessoas, continua a espalhar cultura pela cidade, neste sábado, 18 de julho. Dessa vez, a manifestação artística se mescla com a temática social, na apresentação "Ser Invisível", que promete surpreender e emocionar o público. A ocupação une diversas ações como caminhada, manifestação, performances e encenações, que serão realizadas no Jardim Imperial e Centro da cidade.

 

Sobre Ser Invisível

 

É verdade que as cidades concentram a vida social, cultural e política de um povo, em uma diversidade de cores e vozes, anseios e caminhos. Porém, o crescimento desenfreado, aliado a uma política de exclusão, produz pessoas e lugares invisíveis. Atibaia não é uma grande metrópole mas sente, a seu modo e em sua proporção, as mesmas mazelas. Abordando esse assunto, os artistas do Coletivo Momentâneo realizarão uma série de ações cênico-performativas em diálogo com espaços e pessoas abandonadas, promovendo o encontro, o debate e a discussão de propostas para erradicar a exclusão.

 

 

O espaço

 

A rua é local onde passamos rápida e praticamente, com pouco tempo e espaço para um olhar mais detido, para a percepção de sutilezas, para ver o outro. Olhamos mas não vemos, passamos mas não paramos, seguimos sem que um mínimo de nós fique em cada lugar e sem que o espaço nos influencie. Passamos anos rodeados pelo invisível que nós mesmos criamos e nos convencemos de que não temos responsabilidade sobre isso.

 

Torna-se urgente que os espaços públicos sejam ressignificados, abertos e convidativos. Torna-se urgente que o artista ocupe esses espaços, num movimento constante e cortante de resistência, luta e proposição.

 

Programação

 

Quem quiser ver de perto esse espetáculo inédito e inovador, que percorrerá e ocupará as ruas de Atibaia, deve ficar atento aos horários e locais onde serão realizadas as ações:

 

09h00 - Reencenação da performance "Wallking the green line",  do artista belga Francis Alys - Com Chris Campos. Saída do Jardim Imperial e caminhada até a Praça da Matriz, no Centro de Atibaia.

 

10h30 - Manifestação Pela Redução - Saída do Jardim Imperial de ônibus (primeira ação dentro do ônibus) - Com o grupo Entrando em Cena 1º Ato

 

11h00 - Manifestação saindo da rodoviária e indo até a Praça Central - Com o grupo Entrando em Cena 1º Ato

 

12h00 - Performance – Com Thaissa Coreno Gömöry - Praça do Mercado Municipal

 

13h00 - Performance - Lugares Invisíveis. Visita a locais abandonados do Centro da cidade com movimento performativo, ocupação de frestas, buracos, cantos escondidos – Com a Trupe Du Arte.

 

Aprecie, comova-se! Veja, sinta, pense e faça!

 

Mais informações: contato@incubadoradeartistas.com.br