Festa junina marca abertura da Exposição Atibaia 350 e inauguração da Biblioteca Lukas Lampros, neste sábado (30)

Neste sábado, 30 de maio, às 20 horas, ocorre na sede da Incubadora de Artistas a inauguração da exposição Atibaia 350. O coquetel de abertura será uma grande festa junina, gratuita e aberta ao público, que poderá ir a caráter para entrar no clima de São João. O evento é uma homenagem ao aniversário da cidade, comemorado dia 24 de junho, e contará com três exposições colaborativas, uma exposição especial de artistas convidados e a Sala Cucha, sob a curadoria de Matias Picón. No mesmo dia, será inaugurada a biblioteca Lukas Lampros, a primeira especializada em artes da região.

 

Exposição Principal

 

A mostra principal irá apresentar fotos antigas de Atibaia com intervenções de 19 artistas convidados: Alexandre Beraldo, André Almeida, Danielle Avezard, Edson Beleza, Gallo, Geder Abrahão, Gersey Pinheiro Cruz, ILana Bar, Inácio Rodrigues, Jean Takada, Júlia Holzhause, Junior AmoJr, Katia Lombardo, Matias Picón, Nelson Toledo, Nestor Lampros, Rita Moura, Simone Sapienza Siss e Vitor Carvalho. As obras mesclam a cidade do passado com o universo da mente criativa de artistas consagrados no presente, apresentando aos espectadores uma espécie de túnel do tempo.

 

 

Sala Cucha

 

A Sala Cucha, pequena galeria dentro da Incubadora de Artistas, exibirá, sob curadoria de Matias Picón, uma ambiência com cartaz, pintura e colagem, do artista Daniel Lima. A temática da obra também é uma homenagem à cidade aniversariante.

 

Exposições Colaborativas

 

Com o objetivo de aproximar a população do universo artístico e incitar novos talentos, a Incubadora de Artistas também idealizou para a exposição Atibaia 350 três projetos com participação aberta a todos os interessados em ingressar nas artes gráficas, literatura e fotografia: o Sticker Art Atibaia 350, o Lambe-Lambe Atibaia 350 e o Selfie Atibaia 350.

 

As mostras colaborativas apresentam dezenas de trabalhos enviados por internautas: stickers, cartazes estilo lambe-lambe e selfies, inspirados na cidade. Os participantes ainda concorrem a prêmios especiais em cada categoria e os vencedores serão conhecidos no evento da noite de abertura.

 

Participam da mostra Lambe-Lambe Atibaia 350, concorrendo a um tablete:

 

Adriana Martins de Souza, Alexandre Beraldo, Bié Salles, Breno Ruiz, Camila Makalski Carvalho, Cynthia P Barros, Franceli Mary Machado Miquelanti, Geovanni Doratiotto, Gersey Pinheiro, Laercio Pinzan, Mauricio Martins de Freitas, Nestor Lampros, Osni Dias, Ricardo de Paula, Rick Marques, Thiago Cervan, Tiago Andrade Campos.

 

Participam da mostra Selfie Atibaia 350, concorrendo a uma diária na Pousada 4 Luas:

 

Alline Nakamura, Cynthia P Barros, Eduardo Murta, Franceli Mary Machado Miquelanti, Katia Pompeu, Maurício Martins, Ricardo de Paula.

 

Participam da mostra Sticker Atibaia 350, concorrendo a um smartphone:

 

Alexandre Beraldo, André Andrade, Cynthia P Barros, Daniel de Carvalho Gigliotti, Edmir Júnior, Edson Beleza, Emerson da silva Dias, Ivan Spacek, Jéferson A. Leite, Junior AmoJr, Laercio Pinzan, Lucas Evaristo Mota, Mauricio Martins de Freitas, Nestor Lampros, Osni Dias, Rogerio Simas Lopes, Tiago Andrade Campos, William Mophos

 

Inauguração da Biblioteca de Artes Lukas Lampros

 

A noite de 30 de maio também promete ficar marcada na história de 350 anos da cidade por uma novidade: será inaugurada a primeira biblioteca especializada em artes da região, na sede da Incubadora de Artistas. O espaço recebe o nome de Lukas Lampros, uma homenagem ao desenhista, pintor e escultor uruguaio de Montevidéu, que passou a maior parte de sua vida em Atibaia e faleceu no ano passado.

 


Lukas Lampros, ao lado de uma de suas esculturas

 

Lukas é considerado um dos maiores artistas plásticos que viveram por aqui, mostrando seu grande talento no papel, nas formas de suas esculturas, nos quadros a óleo ou acrílico. Suas obras marcantes, muitas vezes, buscavam uma ordenação da realidade, outras, mostravam-se repletas de humor, mas sempre eram fortemente marcadas pela pesquisa das formas.

 

A Biblioteca Lukas Lampros, que já nasce como uma referência artística regional, não poderia ser batizada com um nome que não fosse tão forte quanto o do saudoso artista. A sala ganhou um logotipo assinado por seu filho, o também artista plástico, cartunista e escritor Nestor Lampros.

 

Ocupações artísticas continuam a invadir a cidade

 

Além do evento de abertura da Exposição Atibaia 350, a cidade terá outras atrações culturais neste final de semana. As ações do 2º Ocupa Atibaia, da Incubadora de Artistas, continuam a levar a arte até o espectador e o espectador até a arte. Confira os horários e locais e desfrute dessas pequenas doses gratuitas de cultura:

 

Como Bordar o Presente

 

Neste sábado e domingo, dias 30 e 31, a região central da cidade recebe a performance “Como Bordar o Presente”, de Letícia Teixeira. O objetivo da obra é construir uma memória coletiva, que registre a presença ou a passagem das diversas pessoas que circulam pelas ruas de Atibaia. A ação deverá dialogar poeticamente com o contraste entre a velocidade da interação, da tecnologia e a velocidade humana na prática artesanal. As intervenções devem ocorrer no período da tarde, nas imediações do mercado municipal.

 

Afro Mob

 

Também no dia 30 de maio, sábado, a exibição de dança "Afro Mob" será apresentada, a partir das 15 horas, na Praça do Imigrante Nordestino, no Jardim Imperial. O espetáculo aborda a questão da diáspora negra, em três ações trabalhadas a partir do conceito de Flash Mobs, que são aglomerações instantâneas de pessoas que se dispersam tão rapidamente quanto se unem.

 

Todos os eventos são gratuitos!

 

Serviço:


Abertura da Exposição Atibaia 350 / Inauguração Biblioteca Lukas Lampros
Data: 30 de maio
Horário: 20 horas
Local: Praça da Matriz, 78 - Centro - Atibaia – SP
Entrada: Gratuita


Performance - Como Bordar o Presente
Data: 30 e 31 de maio
Horário: período da tarde
Local: Centro - Atibaia – SP
Gratuita


Espetáculo de dança “Afro Mob”
Data: 30 de maio
Horário: 15 horas
Local: Praça do Imigrante Nordestino, no Jardim Imperial  - Atibaia – SP
Gratuito