Artistas

Ivan

VILELA

Ivan Vilela

Consagrado compositor, arranjador, pesquisador, e violeiro brasileiro, Ivan Vilela iniciou sua carreira artística aos 18 anos, integrando o Grupo Pedra e, depois, o Grupo Água Doce, que fazia pesquisas das raízes da música mineira. Em 1995, assumiu a viola caipira como instrumento solo e, desde 1996, realiza apresentações no exterior, passando por Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Portugal, em concertos e conferências em salas de espetáculos e universidades. Foi criador, diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas durante dez anos. É padrinho da Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia. Atualmente, dirige a Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos, ligada à Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

 

Ivan Vilela já foi indicado a importantes prêmios como o Prêmio da Música Brasileira (2011), com o CD Mais Caipira, Prêmio IBAC de Cultura Popular Brasileira (2009), Interações Estéticas – FUNARTE, com o CD Do Corpo à Raiz (2009), Prêmio Rival-BR, com o CD Orquestra Filarmônica de Violas (2005), indicado na categoria Atitude, Prêmio Sharp, com o CD Paisagens (1998), indicado como Revelação Instrumental, Prêmio Movimento de Música Brasileira, melhor disco instrumental do ano, Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), melhor conjunto de câmara, com o CD Espiral do Tempo - Anima (1997), Prêmio Sharp, com o CD Trilhas - Trem de Corda) 1994 e Medalha Carlos Gomes da Secretaria Estadual de Cultura – SP.

 

Em 2015, Ivan Vilela apresentou-se no 2º Festival Cobertor de Orelha, evento alternativo e solidário da Incubadora de Artistas que reúne atrações culturais variadas. O músico encantou o público que lotou o espaço reservado às atrações musicais, com um repertório que contou diversas músicas autorais e até uma surpreendente interpretação da banda inglesa, Os Beatles. 

 

Site: www.ivanvilela.com.br/