Artistas

Paulinho

PAES

Paulinho Paes

Guitarrista, violonista, professor de música, bacharel em violão, compositor e arranjador, Paulinho Paes afirma que não teve nenhuma influência musical significativa familiar, somente uma tia-avó que, quando jovem, tocava bandolim. Suas lembranças musicais mais antigas são as músicas e as vozes de Chico Buarque, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
 

 

Em meados de 1985, Paulinho começou a estudar violão clássico e popular. Foram seus professores: Armando Petrucci, de violão popular, e Floriano Rosalino Gomes, de violão clássico. Estudou guitarra com Lico Candeias, guitarra fusion com Mozart Mello e guitarra jazz com Joseval Paes e Jarbas Barbosa.

 

Dos métodos que utilizou em sua formação, Paulinho Paes recorda-se da apostila de guitarra fusion de Mozart Mello e dos livros “Escola Moderna do Violão“ (Ed. Ricordi), de Isaias Sávio, e “Iniciação ao Violão” (volumes 1 e 2, Ed. Ricordi), de Henrique Pinto.

 

Daquilo que aprendeu, o que ficou de mais agradável, e de mais útil, para o instrumentista, foi a arte de improvisar e de compor.

 

A figura decisiva em sua formação musical foi seu pai, José Carlos Paes, que financiou todos os seus estudos.

 

Como experiência autodidata, Paulinho Paes tirava, de ouvido, temas gravados em fitas-cassete e em discos de vinil. "A partir dos baixos tirava os acordes ou a melodia", recorda.

 

Dos músicos com quem conviveu, o instrumentista cita, como referências mais importantes, seus professores Armando Petrucci, Mozart Mello e Floriano Rosalino Gomes, além do arranjador, compositor e maestro holandês, Martin Fondse, com quem trabalhou em três diferentes ocasiões. “Com eles aprendi a ser um profissional responsável e um músico humilde.”

 

Em 2014, participou do 1º Cobertor de Orelha, festival cultural alternativo e solidário, promovido pela Incubadora de Artistas, que reúne música, artes visuais, literatura, gastronomia, tatuagem e performances diversas. Em 2016, ao lado da cantora Isadora Títto, foi uma das atrações da 3ª edição do evento.

 

Sites do artista:

 

soundcloud.com/paulinhopaes

paulinhopaes.blogspot.com.br/

 

Paulinho Paes no 3º Cobertor de Orelha: