Artistas

Inácio

RODRIGUES

Inácio Rodrigues

Pintor, desenhista, gravador e mestre radicado há 30 anos em Atibaia, Inácio Rodrigues apresentou em 2014, na Incubadora de Artistas, a Exposição Quatro Tempos, uma retrospectiva de sua trajetória criativa iniciada ainda na infância, no Ceará. O artista já rodou o mundo, participou de bienais, exposições coletivas e individuais, ganhou prêmios, ministrou oficinas, foi tema de artigos e livros, construindo um currículo de mais de onze páginas.

 

Em 2009, foi homenageado pelo Instituo Olga Kos com o livro Inácio Rodrigues – Navegador de Espaços, relato de sua carreira ilustrado, integralmente, com suas obras. Presente em dicionários e enciclopédias de Arte Brasileira, Inácio Rodrigues é citado por consagrados críticos, como Roberto Pontual e Geraldo Edson de Andrade, em textos que exaltam as qualidades de sua prolífera produção. 

 

Foi com muita honra que as paredes da Incubadora de Artistas receberam os pedaços, pedras, cores e entalhes desses caminhos, contando um pouco da história, das fases e das técnicas desse que é um dos mais completos artistas do Brasil.

 

Inácio também ministrou uma oficina de xilogravura na sede da Incubadora de Artistas. Os participantes puderam experimentar e aprender a técnica milenar de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel e outros suportes com um dos mestres arte

 

Ainda em 2014, foi convidado para ser o chef do Almoço com Gravura, dentro da programação do Festival Cobertor de Orelha, preparando uma Moqueca à Jericoacora.

 

Outro trabalho realizado para a associação foi a confecção dos troféus dados aos vencedores do 2º Festival Brasileiro de Nanometragem.

 

Em 2015, participou da Exposição Atibaia 350, uma mostra coletiva da Incubadora de Artistas em homenagem aos 350 anos da cidade de Atibaia.

 

Connheça o site do artista: www.inaciorodrigues.com.br