Artistas

Fernando

(TOSKO)

Fernando Pimentel (Tosko)

Fernando Pimentel, mais conhecido como Tosko, se apropria ou cria símbolos e significados em murais, como forma de explicar suas ideias e visões do comportamento humano dentro da sociedade e natureza.

 

Em 2017, Tosko foi um dos selecionados do 4º Ocupa Atibaia, edital da Incuabdora de Artistas de fomento à arte de rua. Na ocasião, o artista pintou o mural “Simbiose Urbana”, na Avenida dos Bandeirantes, esquina do Boulevard Takao Ono.

 

A obra é inspirada na cultura japonesa, que tem forte presença em Atibaia. “Quando fui selecionado para o edital, pensei em trabalhar alguma coisa que tivesse a temática da cidade. Então busquei algumas informações pela internet a respeito de Atibaia. Chegando aqui, percebi que existe uma grande comunidade nipônica, então resolvi trabalhar com essa temática que é muito forte na cidade. Trabalhei com o tsuru (ave sagrada do Japão), a cerejeira e o peixe beta”. No mural do artista, os três personagens dividem espaço com duas mãos e uma garrafa. “No meu trabalho, é como se as mãos do meu personagem estivessem guardando esses símbolos dentro de uma garrafa”, contou.

 

Site de Fernando Pimentel Tosko: globalstreetart.com/fernandotosko

 

Álbum de fotos de Tosko no 4º Ocupa Atibaia: goo.gl/PW6tdZ

 

Notícia - Tosko no 4º Ocupa Atibaia: www.incubadoradeartistas.com.br/noticia.php

 

Vídeo de Fernando Pimentel Tosko no 4º Ocupa Atibaia: