Artistas

Irene

ATIENZA

Irene Atienza

Cantora e compositora, Irene Atienza é natural da Espanha. Lá, formou-se em piano pelo Conservatório Ataulfo Argenta, em Santander e, desde muito cedo, compõe as próprias canções. A partir de 2007, apresentou-se nas principais casas de música de Barcelona, em espetáculos de diversos formatos, que transitam principalmente entre o flamenco, o bolero e outros gêneros latino-americanos.

 

Nos anos seguintes, participou do Festival Internacional de Jazz de Barcelona e do Buenos Aires Festival Internacional de Música (BAFIM), além de percorrer diversas cidades da Europa, em turnês com vários projetos musicais como Salón Princesa, Seis Melodías e La Hermana Pequeña.

 

Seu interesse e pesquisa sobre os gêneros da popular música brasileira levaram à criação do Saravacalé, um grupo em parceria com músicos do Brasil, em uma proposta que experimenta fundir o Flamenco a ritmos nacionais como o Samba, a Bossa Nova e o Choro. Em 2009, o grupo realizou sua primeira turnê pela Espanha, apresentando-se em mais de quarenta cidades e festivais. Em 2011, o Saravacalé foi para São Paulo, apresentar-se dentro do circuito SESC. Um ano depois, fizeram nova turnê pelo Brasil.

 

No ano 2012, Irene recebeu o convite do diretor Jayme Monjardim para formar parte do elenco da novela “Flor do Caribe”, da TV Globo, como cantora e, junto com Douglas Lora, gravou os boleros que fizeram parte de sua trilha sonora. Em 2015, gravou a música “Años” do compositor cubano Pablo Milanés, como parte da trilha sonora da novela “Sete Vidas”, também da rede Globo.

 

Em 2016, junto com o músico Douglas Lora, foi uma das atrações do 3º Cobertor de Orelha, festival cultural alternativo e solidário, promovido pela Incubadora de Artistas, que reúne no Nardini, tradicional adega de vinhos de Atibaia, música, artes visuais, literatura, gastronomia, tatuagem e performances diversas.

 

Página da artista:

 

www.facebook.com/ireneatienzamusica/

 

Site de Irene Atienza e Douglas Lora:

 

www.irenedouglas.com/

 

Irene Atienza no 3º Cobertor de Orelha: