Artistas

Vitor

CARVALHO

Vitor Carvalho

Vitor Carvalho é fotógrafo e artista plástico. Possui graduação em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, especialização em Ensino, Arte e Cultura pela ECA/USP, e é mestre em Artes Visuais pela Unicamp.

 

Foi gestor de cultura por 10 anos na Prefeitura da Estância de Atibaia, realizando festivais de cinema, música, teatro, fotografia, artes plásticas e cultura popular. Atualmente, é gestor da Incubadora de Artistas e professor na Faat Faculdades Atibaia.

 

Em 2009, realizou a Direção Artística do 14º Festival Internacional de Cinema em Contis, na França. Em 2011, recebeu o mais importante prêmio da fotografia Brasileira, o XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, outorgado pela FUNARTE, na categoria Documentação Fotográfica/Registro das Transformações do Cotidiano na Sociedade,  que resultou na publicação do livro de fotografias “A.R. Anônimos Revelados”.

 

Em 2015, lançou o livro “Poétique de L'abandon/Poética do Abandono”, com a artista francesa Danielle Avezard.

 

Algumas de suas obras fizeram parte da exposição de abertura da galeria Incubadora de Artistas, em 2013.

 

Participou das três edições do BIT! Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas, nos anos de 2014, 2015 e 2016.

 

No ano de 2015, também foi um dos artistas a integrar a exposição "Atibaia 350", em homenagem ao aniversário da cidade.

 

Nesse mesmo ano, participou da exposição "A Gosto do Cachorro Louco", da Incubadora de Artistas, que teve como temática a street art.

 

Em 2016, expôs seus trabalhos na exposição "Retrahere", da Incubadora de Artistas, que abordou de formas diversas o tema "retrato".

 

Também em 2016, no 3º BIT!, Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas, apresentou uma proposta de construção de paisagem. A partir de uma imagem atual de Atibaia, retirou casas e construções do cenário, refazendo a vegetação, para que quem observa a obra tenha uma noção de como a cena era vista pelos índios que aqui habitavam, antes de nossa invasão.
 

Site do artista: uzinavisual.wix.com/vitorcarvalho