Artistas

Cia.

Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ

A Cia BuBiÔ, FicÔ LÔ! foi fundada por Nico Serrano, em Julho de 2006, com a peça “Uma Brincadeira Misturada”. Esse espetáculo já sinalizava os caminhos e rumos da Cia. em unir o teatro e o circo, propondo uma dramaturgia com elementos circenses e o estudo do palhaço, também como personagem principal.

 

Com anos estudando o universo do palhaço (com suas “gags”, esquetes tradicionais e todas as suas habilidades) a Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ! concebeu mais espetáculos autorais: “Sonhei em Ser Palhaço” (Brinca com as habilidades do palhaço dentro do circo), “Bora Embalar-se” (Pesquisa do palhaço musical). O 4º espetáculo veio após a Cia. ser contemplada no Edital de Ocupação do Centro Cultural da Juventude, em SP, denominado “Sério, Meio Sério e Nada Sério”. A peça satiriza três comportamentos do ser humano. Por ser convidada e contratada pela Secretaria de Cultural do Estado de SP, para estar no Circuito Cultural Paulista, a Cia. montou o espetáculo “A Dupla de 2 Gigantes”, um espetáculo que ironiza a estatura de dois palhaços “super-heróis” e suas rotinas diárias.

 

Além destes, existe no repertório da Cia. o projeto “Charanga BuBiÔ, DançÔ!” (Banda), que tem como objetivo a pesquisa sobre charangas de circo e músicas populares e o “Esqueteado”, uma apresentação coringa com estudos de esquetes tradicionais de palhaços de circo.

 

Assim, a Cia. desenvolve espetáculos e demais atividades visando “experienciar” o estudado na literatura  especializada e nos cursos com grandes mestres da comicidade. Desta forma realiza uma tradução da linguagem clássica do palhaço para uma perspectiva mais contemporânea.

 

Em 2015, o espetáculo “A LONA Caiu!”, da Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ!, foi um dos selecionados pelo 2º Ocupa Atibaia, edital da Incubadora de Artistas de fomento à arte de rua.

 

Sucesso de público, a mistura de circo e teatro contou a história do palhaço Tuingo, do músico Tião e do dono de circo falido, Afrânio, tentando se reerguer de uma crise e tirando da cartola diversos esquetes divertidos. Charlatanismo, disfarces e suspense deram o tom da apresentação, ocorreu na Praça Claudino Alves (Praça da Matriz), localizada no Centro de Atibaia.

 

Site: www.bubioficolo.com/

 

2º Ocupa Atibaia - Cia. Bubiô, Ficô Lô! - A Lona Caiu: